sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Resenha

RESENHA:  O Desafio da Qualidade da Educação.
1JANUSA  ADRIANA MACIEL DA CRUZ
VASCONCELOS, Celso dos S.O Desafio da Qualidade da Educação: Texto preparatório para a CONAE.

     Celso dos Santos Vasconcelos é doutor em educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, pedagogo, filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, consultor de secretarias de educação, responsável pelo Libertad - Centro de pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica.
      No inicio do texto " O desafio da educação: teto preparatório para o CONAE" o autor nos convida a uma reflexão sobre a qualidade da educação, onde tal reflexão pode nos levar a um grande êxtase ou não, pois há grandes complexidades envolvidas, como conceituar qualidade, questão política, percepção da sociedade e dos professores. Alerta sobre descrença, pois tantas denúncias são feitas, mas as mobilidades para mudar o cenário da falta de qualidade na educação não se iniciam, gerando assim o que o autor descreve como modismo (ondas salvadoras: material didático, tecnologia educacional, construtivismo, projeto político pedagógico, gestão, letramento, participação da comunidade, PDE, etc.).
      Para Vasconcelos quando ocorre a não aprendizagem dos alunos, nega-se á eles o acesso ao direito básico e fundamental do ser humano que é o acesso a determinados elementos da cultura, gerando assim outra forma de exclusão ao qual o elaborador do texto descreve como “a exclusão dos excluídos”, onde o aluno está inserido no ambiente escolar, mas dele não consegue absorver saberes, que dificilmente obterá fora da escola.
       De acordo com Vasconcelos concentrar a falta da qualidade de ensino na figura do professor, é a primeira reação a má qualidade, de fato o professor segundo ele é uma peça importante no processo educacional democrático, pois este tem autonomia relativa, mas resalta que se deve considerar o contexto do ensino.
       Para ele o discurso que se vem fazendo ultimamente e se afirma de forma orquestrada de que: “o problema da educação não é apenas de recursos e sim de gestão”, o autor concorda que a gestão tem papel importante nesse cenário, mas não é o todo, devemos considerar as condições físicas das escolas, dos materiais didáticos precários, dos professores mal remunerados, e que para mudar paisagem degradante se faz necessário destinar recursos suficientes para que a mudança ocorra de modo significativo. 
    Vasconcelos destaca que para alguns educadores o fracasso escolar é um fenômeno recente, marcado por um preconceito mais ou menos mascarado, pois a partir do acesso das camadas menos favorecidos ao sistema de ensino é que este fenômeno está ocorrendo,para ele esse discurso não se sustenta, basta analisar a escola burguesa no final do Sec. XVII e início do sec. XIX, que apresentavam a formação precária do professor e o currículo disciplinar instrucionista do qual a avaliação classificatória e excludente fazia parte.
     Descreve de maneira significativa as possíveis causas da baixa qualidade de ensino como: desmonte social, material e simbólico do sistema de ensino, dos objetivos e subjetivos do professor; currículo disciplinar e instrucionista, avaliação classificatória e excludente.
      Apresenta uma possível reversão para o quadro de fracasso, como: formação inicial e continuada, salário/plano e carreira/concurso condição de trabalho para o professor; participação da família assumindo suas responsabilidades na educação dos filhos; valorização social da escola e de seus profissionais.
      A obra contribui de maneira significativa ao apresentar elementos reflexivos acerca da qualidade da educação, descrevendo de maneira sucinta as causas da baixa qualidade de ensino e uma possível reversão do quadro; não é uma obra inovadora na questão da discussão quanto à qualidade de ensino, haja vista, que Paulo Freire também discursa em suas obras por um melhor desempenho escolar; poderia apresentar dados que reforçassem tal discussão.
     Recomendo o texto ao público geral, acadêmicos, especialistas, por conter uma linguagem simples de fácil entendimento.
1aluna de licenciatura em pedagogia da Faculdade Integradas Ipiranga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário