domingo, 26 de fevereiro de 2017

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: algumas características no primeiro ano de vida.

    O Transtorno do Espectro Autista ( TEA) se manifesta através de dificuldades marcantes e persistentes na interação social, na comunicação e repertório de interesses. As dificuldades nas capacidades sociais ou de interação social adequado a idade podem ser percebidas ainda nos primeiros meses de vida, já que o bebê não solicita com frequência a mãe e se torna indiferente a sua ausência. 
    Entre o 4º e o 6ª mês de vida os bebês com TEA podem não apresentar os movimentos antecipatórios de levantar  os braços quando fazemos menção de pegá-los no colo. Demonstram falta de interesse por objetos como móbiles ou chocalhos, reagem de maneira exagerada a determinados sons como: buzinas e apitos. Nota-se atraso ou ausência nos balbucios ( quando o bebê faz sons, repetindo sílabas como: Pa!Pa!, Mã!Mã!...) tão fundamentais ao desenvolvimento infantil. A ausência desses balbucios, pode indicar que estão conversando pouco com o bebê ou até mesmo, que esteja com problemas na audição. 
      Já os bebês com idade de 06 a 12 meses, percebe-se a dificuldade em introduzir alimentos sólidos, sendo de sua referência os alimentos pastosos. Os brinquedos antes ignorados, agora são jogados ou deixados cair no chão com frequência. Nota-se atrasos nas etapas do desenvolvimento como: sentar, engatinhar, tentar levantar e andar, além de falta de afetividade (Demonstração de carinho ou cuidado com alguém íntimo ou querido). É indiferente a estranhos. 
       


Referências
SURIAN, Luca. Informações essenciais para familiares, educadores e profissionais de saúde. – São Paulo: Paulinas, 2010. (Coleção psicologia & sociedade).




Nenhum comentário:

Postar um comentário