domingo, 12 de janeiro de 2020

NA ESCOLA FAZEMOS O DIAGNÓSTICO DE ESCRITA

PARA QUE SERVE O DIAGNÓSTICO/SONDAGEM DE ESCRITA?

Quando iniciei minha carreira na docência do anos iniciais me fiz essa pergunta e no decorrer da minha prática e estudos teóricos entendi o seu real sentido. Antes de tudo como professora alfabetizadora, preciso conhecer os métodos ou as formas de ensinar a aquisição da língua escrita pelo educando. Costumo dizer: _ inicio a aula igual para todos ,mas ela não termina igual para todos!. Por que falo isso, me baseio na diversidade dos meus alunos, vou me moldando a turma, é difícil olhar cada aluno? Sim, muito, nesse momento tento acionar minha sensibilidade, afinal, sensibilidade não é enxergar  o outro/disposição para sentir ou para se emocionar diante de algo ou alguém? A educação do ser tem que emocionar, alfabetizar na língua escrita tão complexa como a nossa é muita emoção ou não é? Você se emociona quando ensina ou quando o aluno demonstra que aprendeu? 
Então, para que serve esse tal diagnóstico de escrita que fazemos na escola? Ele serve para o professor saber qual método de alfabetização usar em cada nível de escrita.
Segue abaixo o link com resumo feito pela Só escola sobre os níveis conceituais da escrita:

Abaixo um resuminho que fiz com alguns métodos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário