quarta-feira, 23 de julho de 2014

Relatório do Filme “Kinsey: vamos falar de sexo”- Julho de 2014


Universidade Federal do Pará

Acadêmica: Janusa Adriana Maciel da Cruz                                      1º semestre
Professor: Genylton Rocha
Disciplina: Metodologia da pesquisa
Relatório do Filme “Kinsey: vamos falar de sexo”- Julho de 2014
            O filme “Kinsey: vamos falar de sexo” foi produzido no ano de 2003, sob a direção de Bill Condon, e atuação de atores como Liam Neeson como Dr. Albert Kinsey, Laura Linney como Clara McMillem e Cris O’Donnell como  Wardell Pomeroy entre outros.
O filme classifica-se como biografia de Albert Kinsey que abalou a sociedade americana no final da década de 40 ao lançar em 1948 o livro “Sexual Behavior in the Human Male" ou “Comportamento sexual do macho humano” no livro Kinsey divulga a sua pesquisa que trata do estudo sobre sexo na sociedade americana e temas até então ocultos no seio da sociedade como: masturbação, adultério, sexo antes do casamento, homossexualidade e bissexualidade.
Kinsey também escreveu uma edição voltada para as mulheres o “Sexual Behavior in the Human Female” ou “Comportamento sexual da fêmea humana”, que também escandalizou a sociedade da época.
O filme inicia com uma orientação de como o pesquisador deve coletar dados, se comportar e ganhar a confiança do entrevistado, sendo o próprio Dr. Kinsey a fazer o papel de entrevistado para testar o modo de entrevistar do pesquisador, através das perguntas lançadas pelo entrevistador o Dr. Kinsey  volta seus pensamentos ao passado, a precisar quando era um pré-adolescente e ouvia as pregações de seu pai que era pastor protestante, o filme segue entre a orientação de como entrevistar e as lembranças  do Dr. Kinsey relacionadas as perguntas.
No decorrer da simulação de entrevista o Dr. Kinsey descreve como se tornou biólogo, sua briga com seu pai para tal realização, e sua trajetória acadêmica até chegar a professor de uma universidade, descreve seu estudo sobre as vespas, e numa de suas aulas sobre as vespas aparece Clara McMillem com quem casará e terá dificuldade sexual no seu primeiro ato sexual, tendo em vista que, ambos são virgem, eles então resolvem procurar orientação médica sobre a dificuldade de penetração no ato sexual.
Kinsey leva McMillem para conhecer sua família, sua relação com seu pai continua distante e cheia de amarguras, boa parte do filme intercala entre a trajetória de vida do Dr. Kinsey e a orientação de entrevista que passa a contar com a participação de sua esposa, as perguntas da entrevista se dirigem principalmente a sexo e suas particularidades, Kinsey e sua esposa  descrevem os nascimentos dos seus três filhos.
Na cena em que um casal recém-casado é orientado pelo Dr. Kinsey sobre problemas na relação sexual. Kinsey lança perguntas um pouco constrangedoras e termos sexuais até então desconhecidos pelo casal, ao sugerir atividades sexuais nem um pouco convencionais, Kinsey é questionado pelo casal se há algum estudo que comprove o que ele diz e recomenda, ele diz que não e passa a se questionar sobre a necessidade de esclarecimento a casais e demais pessoas da sociedade sobre as peculiaridades do sexo.
Na cena seguinte Kinsey comenta com sua esposa a incapacidade que teve para afirmar suas recomendações sexuais ao casal por não ter comprovações cientificas, então pega um livro cujo tema é “Casamento ideal: sua fisiologia e técnica”, que orientava muitos casais da época, lê alguns trechos que falam da não recomendação, da masturbação, sexo oral, dentre outros assuntos, para Kinsey um livro de moralidade disfarçada.
A próxima cena mostra a decepção do Dr. Kinsey quanto à receptividade dos demais colegas de profissão ao seu estudo que coletou dados sobre o comportamento das vespas que durou 20 anos, ao discursar ele agradece aos presentes e demonstra toda sua decepção com a falta de prestígio dos colegas de academia, ele agradece o coquetel pelo lançamento do livro e a cena segue com conversas paralelas, Kinsey interrompe a conversa de dois colegas e questiona a ineficácia das aulas de higiene que tratam de sexo, para ele é pouco eficaz e não traz grandes esclarecimentos sobre sexo.
O filme segue para cena da aula de higiene ao qual conta com a presença do diretor da universidade que organiza o currículo, este presencia e comprova a ineficácia da aula de higiene que recomenda a abstinência sexual, e mostra as consequências como DSTS que resultam das relações sexuais que se espalham pelo país, nesta cena identifica-se o racismo e a discriminação social por parte do professor de higiene.
Após presenciar a aula de higiene o diretor que organiza o currículo da universidade, autoriza um curso sobre sexo voltado apenas para casados do universo universitário, que será ministrado pelo Dr. Kinsey, ele esclarece no inicio da aula que o curso foi voltado para casais recém-casados pelas determinações sociais morais em torno das relações sexuais, sendo que o curso abordará as seis etapas do coito como: estimulação, lubrificação, ereção, aumento de sensibilidade, orgasmo e relaxamento.
Na cena seguinte Kinsey conhece Cleyde Martim ao qual se torna seu monitor, a cena segue com vários alunos do curso com muitas dúvidas sobre sexo, então o Dr. Kinsey resolve expor na aula as dúvidas de alguns e responde que não sabe as respostas pois não há estudos que comprovem e esclareça tais dúvidas e em virtude dos fatos elaborou um questionário e distribuiu na turma para saber o que as pessoas fazem nas relações sexuais bem como suas dúvidas.
 Cleyde Martim passa a frequentar a casa de Kinsey, e a esposa dele percebe certa aproximação entre os dois, os três começam a dialogar sobre as respostas que obteve nos questionário e Kinsey percebe que precisa de um universo maior de pesquisados, nesse momento ele demonstra ser adepto da pesquisa quantitativa e positivista e que necessita de uma observação mais direta.
 A cena segue e aparecem os três filhos de Kinsey duas mulheres e um homem, a relação entre Kinsey, sua esposa e as duas filhas é bem aberta, devido à liberdade de falar de temas com cunhos sexuais, já a relação de Kinsey com o filho é bem conflituosa por ele não concordar com a aptidão de seu filho pelos esportes e a liberdade de assuntos sexuais ser presente e aberto na família faz com que os amigos de seu filho se afastem por recomendações dos pais deles. Esta é a única cena em que os filhos do Kinsey aparecem.
A próxima cena mostra a pesquisa em lócus numa comunidade de homossexuais, realizada por Kinsey e seu monitor Cleyde Martim, eles entram em um bar cujos frequentadores são homossexuais, eles tentam entrevistar pessoas do grupo, mas não obtém sucesso com os abordados, mas enfim consegue um que aceita falar de seu comportamento homossexual e a cena segue com o relato do entrevistado falando da sua repressão sexual por causa de comportamento homofóbico de seu pai e irmãos.
 Kinsey liga para sua mulher e fala sobre a necessidade de mais dados e que os homossexuais são um ótimo ponto de partida para iniciar sua pesquisa em torno de comportamento sexual, ele então começa a codificar os dados de sua pesquisa, no hotel divide o quarto com seu monitor e eles conversam sobre a pesquisa e as classificações de sexualidade, seu monitor se classifica em um grupo que se relaciona com homens e mulheres e o Dr.Kinsey ficou indeciso, de repente eles se beijam e tem relação sexual, a relação não aparece no  filme, mas na cena seguinte ele confessa a sua esposa que teve a experiência com Martim, ela de inicio não aceita e eles fazem toda uma discussão em torno das regras morais que impedem mágoas entre casais , mas no decorrer das outras cenas os três ficam mais próximos, martim e McMillem mulher de Kinsey fazem sexo  com a permissão dele.
O filme segue com a tentativa de Kinsey em conseguir recursos para sua pesquisa que durarão 20 anos, ele explica a possíveis investidores que o resultado da pesquisa culminará em um livro para homens e outro para mulheres e demais seguimentos da sociedade com possíveis explicações de assuntos ligados ao comportamento sexual dos americanos. Ele consegue tais recursos e inicia sua pesquisa, recruta alguns voluntários para se tornarem pesquisadores e pesquisados, ele inclusive participa de experiências sexuais com seus colaboradores. Enfim ele lança o livro citado no inicio deste relatório voltado para o público masculino, mas lido por todos os gêneros da sociedade ao qual escandaliza toda a sociedade americana, se torna alvo dos puritanos, é bastante criticado por vários membros da sociedade e midiáticos, como consequência perde o patrocínio de sua pesquisa. Inicia busca de novos patrocinadores, mas não tem êxito, mas persiste com suas pesquisas, nesse momento está com idade bem avançada e com a saúde debilitada, o filme termina com a ida do Dr. Kinsey e sua esposa McMillem a uma viagem e no meio do caminho ele vê a floresta e pede para parar o carro, adentra a floresta e a contempla com sua esposa e ele faz um discurso sobre os sentimentos das arvores segundo uma tribo indígena e vai embora convidando a esposa e ela diz para que tanta presa e fica olhando ele seguir no caminho, fim.
O filme é um importante instrumento de demonstração de pesquisa quantitativa e sua estruturação, seu enredo é apreciativo por tratar de questões que permanecem na sociedade, é um filme atemporal.

Referencia.

Filme Kinsey: Vamos falar de sexo  Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-47748/creditos/> Acesso em: 11/07/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário