terça-feira, 14 de janeiro de 2014

TEXTO COM BASE NO LIVRO DE CALLIGARIS “A ADOLESCÊNCIA”

INTRODUÇÃO

            Nos últimos anos a sociedade vem discutindo a questão da adolescência seja dentro da família, ou até mesmo em programas de televisão, o tema sempre é favorito, pois é nessa fase da vida que o nosso processo psicológico, social e a maturação iniciado na puberdade se acentuam. É importante diferenciarmos puberdade de adolescência, a puberdade é o inicio da adolescência com transformações intelectuais e emocionais, onde a maturação das funções fisiológica que capacita o ser para reprodução ocorre, é uma fase de constantes adaptações, já a adolescência é um processo psicológico, social e de maturação, iniciado pela puberdade.
            A adolescência é um processo psicológico quando falamos em personalidade, por exemplo, sendo que nesta fase os distúrbios de conduta ocorrem com mais frequência, não que na fase adulta esses distúrbios não ocorram, mas é na adolescência que esses distúrbios se acentuam, a citar: a desobediência, mentira, inveja, agressividade, egocentrismo, inatividade e insegurança.
            Social, porque temos a necessidade de viver e conviver com pessoas, sendo que essa necessidade vem acompanhada por conflitos sociais, haja vista, que segundo Novello “o adolescente se ver dividido entre o que ele é para a sociedade e o que ele gostaria de ser” (2004:177).
            Novello versa sobre a maturidade quando nos fala que ser maduro é
“aquele que age e reage racionalmente de acordo com as circunstâncias, num sentido de superação das dificuldades, levando em consideração o outro.”
            A adolescência nos pede esse agir e reagir de maneira racional, pois as dificuldades vividas nessa fase são constantes, e não considerar o outro como forma integrante do meio ao qual se está inserida, torna essas dificuldades ainda maiores.
            A moratória vivida pelo adolescente se faz necessário, haja vista, que não se podem pular fases, por exemplo, sair da infância direto para a fase adulta. A imposição da moratória faz a fase adolescente ser uma fase de contestação aguda, pois para obter o reconhecimento como adulto os jovens tomam atitudes às vezes rebeldes, retardando assim a liberdade e independência tão almejada.
            A adolescência idealizada ocorre quando o jovem é privado de autonomia, ele quer logo ser reconhecido como adulto, pois ele quer se alto gerir. A duração da adolescência varia conforme a cultura de cada sociedade, de acordo com o ECA adolescente é “aquele entre doze e dezoito anos de idade” (art.2º), então para fins civis a adolescência tem seu fim aos dezoitos anos de idade.

 A ADOLESCÊNCIA COMO MORATÓRIA
A moratória no período da adolescência é enfatizada por Erikson (1976) quando o mesmo menciona que ’’ adolescência é como uma fase especial no processo de desenvolvimento ao introduzir o conceito de moratória identificando esse período na concepção de confusão de papeis e dificuldades em estabelecer a sua própria identidade é como período que passou ser o modo de vida entre a infância e fase adulta’’.
A adolescência é como moratória, por que nessa fase o adolescente espera ser reconhecido como adulto, ele quer se tornar logo adulto, a espera imposta pela moratória para alguns adolescentes às vezes se torna um entrave para tal concessão. Como podemos observar no filme “quero ser grande”, vivido por Tom Hanks, história fantástica sobre um menino de doze anos que pede para se tornar adulto a um boneco em um parque de diversões. No dia seguinte, ele já aparenta ser um adulto e a mãe o expulsa de casa, pois não conhece aquele estranho. Entretanto, ele continua sendo uma criança, apenas seu corpo cresceu, e este seu lado infantil será uma arma a seu favor no mundo dos adultos. Os adolescentes passam essa fase desejando se tornar logo adultos.

A ADOLESCÊNCIA COMO REAÇÃO E REBELDIA
Essa moratória imposta faz com que o adolescente seja inquieto, onde ele constantemente faz revisão e contestação dos valores sociais adquiridos ainda na infância, pois não basta apenas que seu corpo esteja maturado, para ser considerado adulto, mas sim a sua forma de agir e reagir às regras imposta pela sociedade, de maneira racional e tendo respeito aos demais integrantes dessa mesma sociedade.
A rebeldia é um comportamento comum na fase adolescente, comum no sentido de ser frequente e não de ser próprio desta fase, o ambiente do adolescente é confuso e conflituoso, pois os próprios adultos não sabem lidar com essas novas transformações que os jovens apresentam, sendo essa confusão gerada a respeito do que permitir, o que proibir e o que pode ser aceito desta nova pessoa que está se situando de acordo com as regras da sociedade ao qual está inserido. Na fase da adolescência utilizamos muito o recalque que é um mecanismo de defesa proposto pela psicanálise, onde o indivíduo “não vê”, “não ouve” o que ocorre. Existe o apagamento de uma parte da realidade, um exemplo disso é quando entendemos uma proibição como permissão porque não “ouvimos” o “não”, por isso o recalque é o mais radical dos mecanismos de defesa.
A rebeldia pode ser apenas uma reação à falta de jeito dos adultos para lidar com esta nova fase ao qual o adolescente está passando, a falta de compreensão, apoio e esclarecimento a respeito das modificações, que muitas vezes assuntam o jovem, faz com que ele demonstre de maneira radical ao ser tratado como a criança que era, e que não tem maturidade suficiente para assumir uma vida adulta. Se os adultos que se relacionam com o adolescente continuam a tratá-lo como criança, se não conseguem aceitar que os interesses dele são outros e não tiverem condições de estabelecer uma relação de colaboração e confiança, a probabilidade de rebeldia na adolescência continuará sempre fazendo com que esta característica seja marcante nesta fase.

 A ADOLESCÊNCIA IDEALIZADA
            Por ser um conceito moderno o termo adolescência foi idealizado pelo adulto, sendo esta idealização criada com o objetivo de que a moratória, seja mais aceitável pelo jovem. Esta idealização faz com que os jovens sintam que tem uma obrigação de se sentirem felizes, o que pode causar certa depressão em alguns jovens. Mas como ser feliz se a moratória imposta pelos adultos privam os jovens de  ter a sua tão almejada autonomia, esse é o paradoxo vivido pelo adolescente, onde a passagem para a vida adulta é uma verdadeira charada em nossa cultura, tendo, por exemplo, o filme “17 outra vez”, onde conta a história de Mike um dos garotos mais populares da escola, atleta a caminho de uma excelente universidade. Mas, resolve jogar tudo para o ar e se casar com sua namorada de colégio. Depois de 20 anos, quando sua vida não é exatamente aquilo que planejou, ele tem um encontro com um misterioso funcionário da escola e, de uma hora pra outra, volta há ter 17 anos. Aí é que começa uma série de trapalhadas e problemas com a esposa e os filhos - que agora estudam com ele.
 O filme é no estilo de 'Quero Ser Grande', estrelado por Tom Hanks na década 80, mas com uma história inversa.
Nas outras culturas é visível a passagem desse jovem para a vida adulta através dos rituais de passagem.

A duração da adolescência
No começo da adolescência podemos observar as mudanças fisiológicas produzidas pela puberdade, Novello (2004) descreve a puberdade como:
“a fase do desenvolvimento do organismo humano em que o crescimento físico alcança seu completo amadurecimento”

Sendo a puberdade como a fase que inicia a adolescência e nela ao qual o jovem adquire a maturidade orgânica necessária para a fase adulta, onde essa maturidade do corpo do jovem vai adquirir as funções e os atributos do corpo adulto. Como diz Calligaris “a puberdade ano a mais ou ano a menos, é a marca que permite calcular o começo da adolescência” (2000-p. 19).
O período da adolescência conforme Pacheco (2004) se caracteriza por faixa etária entre 10 e 19 anos de idade, e por um intenso crescimento e desenvolvimento das transformações anatômicas, psicológicas e sociais. As modificações anatômicas são bem perceptíveis nos jovens, sendo que para as meninas a primeira menstruação faz com que a criança até então seja reconhecida como uma adolescente, já os meninos esse reconhecimento como adolescente demora mais para ocorre.
A grande questão da adolescência é saber quanto tempo ela dura, em algumas culturas a citar a cultura indígena, para o jovem se tornar adulto, este deve submeter-se a um ritual de passagem ao qual irá fazer algumas provas determinadas pelos mais velhos da tribo. Sendo o sucesso nestas provas o seu concessão de ser reconhecido pela tribo como homem ou mulher. Os ritos de passagem são as cerimônias que marcam a mudança de um indivíduo ou de um grupo de uma situação social para outra, em nosso trabalho destacamos a passagem do adolescente para a fase adulta, por exemplo, o que ocorre em algumas tribos.
Os ritos de passagem são coisas de grande importância para os índios mais velhos e os chefes das aldeias, é tradição, após a primeira menstruação as adolescentes são condenadas a ficar presa por um ano ou mais, a comida é escassa. Já com os homens, em algumas culturas, são obrigados a usarem luvas repletas de formigas venenosas ou fazerem tatuagens feitas com espinhos e sem o uso de anestesia.

Em nossa cultura ocidental há várias frentes quanto ao fim ou começo da adolescência, no ano de 1989 foi estabelecido no ECA( Estatuto da criança e adolescente) que adolescente é aquele que tem entre doze e dezoito anos de idade,já para Pacheco mencionado acima a duração da adolescência fica entre 10 e 19 anos de idade

CONCLUSÃO
             A adolescência é a fase onde os jovens reconstroem bases adquiridas ainda na infância, sobre a sua própria base. Cabe aos pais compreender e acompanhar tal construção, onde a comunicação entre pais e filhos deve ocorrer sem resguardas, a fim de evitar atritos, é claro que essa comunicação nem sempre é possível, pois os obstáculos existem, mas cabe aos pais e filhos procurarem um jeito para que a relação entre ambos não venha a ser prejudicada, pois ambos perderiam nessa relação. Aceitar que aquela criança ao qual se carregava no colo aceitava seus conselhos e acreditava em tudo que vocês pais diziam, não é nada fácil, mas com carinho, amor e compreensão e uma grande dedicação a manter este jovem no rumo certo ao qual os pais almejam é trabalhoso, então conhecer as mudanças ao qual os adolescentes passam é um dever de casa, que os pais tem que se dedicar, afinal quem é pai hoje,ontem foi um adolescente.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BOCK, Ana Mercês Bahia, FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria Lurdes T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia-13. Ed.reform. e ampl.-São Paulo: Saraiva,2002.
CALLIGARIS, Contardo. A adolescência- São Paulo: Publifolha, 2000-(Folha explica).
CONTINI, Maria de Lourdes Jeffrey, KOLLER, Silvia Helena. A adolescência e psicologia: concepções práticas e reflexões crítica-Rio de Janeiro: Conselho Federal de Psicologia, 2002.
ECA. Lei nº8. 069 de 13 de junho de 1990 (Estatuto da criança e adolescente) disponível em: Http://www.planalto.gov.br/civil-03/leis. acesso em setembro de 2012.
NOVELLO, Fernanda Parolari. Psicologia da adolescência: o despertar para a vida-6. Ed São Paulo: Paulinas, 2004.
Filmes comentários Disponível em: http://www.cinepop.com.br/filmes/17again.htm> Acesso em setembro 2012

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                






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